É uma doença genética e hereditária que se caracteriza pela redução ou ausência de hemoglobina, levando a anemia crônica, substância dos glóbulos vermelhos do sangue responsável pelo transporte de oxigênio para todo o corpo.
Os sintomas mais comuns são anemia persistente, palidez, falta de apetite, irritabilidade, sonolência, aumento do baço, distúrbios cardíacos e endócrinos e atraso no crescimento.
TRATAMENTO: Quem tem a condição clínica mais grave da doença pode precisar de transfusões de sanguínea, REPOSIÇÃO DO ÁCIDO FÓLICO E VITAMINAS.
Existem alimentos importantes para os portadores de talassemia, como ingerir alimentos ricos em cálcio, como leite e seus derivados, vegetais verdes, como espinafre, couve e brócolis, além de amêndoas e castanhas. A vitamina D também é importante para aumentar a fixação de cálcio nos ossos. Ela pode ser encontrada em alimentos como peixes, ovos, leite e derivados. O contato do sol com a pele estimula a produção de vitamina D, porém deve-se ter o cuidado de se expor ao sol nos horários antes das 10 horas ou após às 16 horas.
Procure um Hematologista!